GESTÃO DA PRODUÇÃO

Gestão Comercial/Vendas

Resumo.

A gestão da produção é uma atividade que atinge a todos os ramos de organizações (indústria, comércio e serviços); ela está em todos os sectores da organização. A sua dinâmica de operacionalização ocorre através da utilização das funções básicas da gestão (Planejar, Organizar, Comandar, Controlar e Coordenar), com o objectivo de promover com êxito as atividades inerentes à empresa.

Gestão da produção ou gestão de operações é a função administrativa responsável pela produção de bens e serviços.

Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objectivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

A função produção preocupa-se principalmente com os seguintes assuntos:

  • Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a procura e ser competitivo.
  • Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços.
  • Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos.
  • Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção “magra” (lean).
  • Ergonomia
  • Estudo de tempos e movimentos
  • Planeamento da produção: planeamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento.
  • Planeamento e controle de projectos

CONSULTE-NOS:.