ISO 20000 Lead Auditor

Tecnologia da Informação e Gestão de Serviços

LEAD IMPLEMENTERDominando a implementação e gestão de um sistema de IT Service Management (SMS) com base na ISO 20000

Resumo.

Este curso intensivo de cinco dias permite aos participantes desenvolverem as competências necessárias para apoiar uma organização na implementação e gestão de um Sistema de Gestão de Serviços de TI conforme especificado na ISO / IEC 20000-1:2005. Além disso, o participante vai ganhar um conhecimento aprofundado das melhores práticas para o planejamento e implementação de ITSMS a partir dos seis campos da ISO 20000, planejamento e implementação de serviços novos e alteração de serviços, processo de prestação de serviços, processos de gestão de relacionamento, o processo de resolução de problemas, controle de processos e processos de liberação. Esta formação está em conformidade com as práticas de gerenciamento de projetos estabelecidos na ISO 10006 (Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para a Gestão da Qualidade em Projetos). Este treinamento é totalmente compatível com a norma ISO 20000-2 (Diretrizes para a Implementação de um ITSMS) e ITIL.

Características do Treinamento.

  • Gerentes ou consultores que desejam preparar e apoiar uma organização na implementação de um ITSMS
  • Auditores que desejam compreender o processo de implementação de um ITSMS em conformidade com a ISO 20000
  • Dirigente e Administradores responsáveis pela governança de TI de uma empresa e da gestão dos seus riscos
  • Os membros de uma equipe de segurança da informação
  • Consultores especializados em tecnologia da informação
  • Especialistas técnicos que querem se preparar para uma função de segurança da informação ou para uma função de gestão de projetos em ITSMS
  • Entender a implementação de um Sistema de Gestão de Serviços de TI, de acordo com a norma ISO 20000
  • Obter uma compreensão abrangente dos conceitos, abordagens, normas, métodos e técnicas que permitam uma gestão eficaz de um Sistema de Gestão de Serviços de TI
  • Saber as inter-relações entre a ISO / IEC 20000-1:2005, ISO / IEC 20000-2:2005 e ITIL
  • Entender a relação entre o sistema de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação, incluindo os processos de gestão e sua conformidade com os requisitos das diferentes partes interessadas da organização
  • Adquirir conhecimentos para apoiar uma organização na implementação, gestão e manutenção de um ITSMS, conforme especificado na ISO / IEC 20000:2005
  • Adquirir os conhecimentos necessários para gerenciar uma equipe na implementação da norma ISO 20000
  • Adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para aconselhar a organização sobre a gestão e melhores práticas de um ITSMS
  • Melhorar a análise e tomada de decisão em um contexto de gestão de TI

Dia 1: Introdução à Informação do Sistema de Gerenciamento de Serviços de Tecnologia (ITSMS) conforme exigido pela ISO 20000; Iniciar um ITSMS

  • Introdução aos sistemas de gestão e da abordagem de processo
  • Apresentação à família das normas ISO 20000 e correlação com ITIL V2 e V3
  • Princípios fundamentais de ITSMS
  • A análise preliminar e estabelecimento no nível de maturidade do nível de um ITSMS existente baseada em ISO 21827
  • Escrevendo um caso de negócios e um plano de projeto para a implementação de um ITSMS

Dia 2: Planejando um ITSMS com base na ISO 20000

  • Definição do escopo de uma ITSMS
  • Definição de uma política e objetivos ITSMS
  • Documentação dos processos e procedimentos
  • Gerenciamento de nível de serviço
  • Orçamento e contabilidade para serviços de TI
  • A gestão de competências

Dia 3: Implementação de um ITSMS com base na ISO 20000

  • A gestão da mudança
  • O gerenciamento de configuração e liberação
  • Capacidade e gerenciamento de disponibilidade
  • Continuidade de serviço e gerenciamento de segurança
  • Incidentes e problema de gestão
  • Gestão de operações de uma ITSMS

Dia 4: Controlar, monitorar e medir e melhorar um ITSMS; auditoria de certificação de um ITSMS

  • Controle e monitoramento de um ITSMS
  • Desenvolvimento de métricas, indicadores de desempenho e dashboards
  • Auditoria interna ISO 20000
  • Análise crítica pela administração de um ITSMS
  • Implementação de um programa de melhoria contínua
  • Preparação para uma auditoria de certificação ISO 20000

Dia 5: Exame de Certificação

Pré Requisitos:

É recomendado conhecimentos básico da norma ISO 20000 e/ou ITIL

Metodologia:

  • Este treinamento é baseado em teoria e prática:
    • Sessões de palestras ilustradas com exemplos baseados em casos reais
    • Exercícios práticos com base em um estudo de caso completo, incluindo role playing e apresentações orais
    • Exercícios de revisão para ajudar na preparação para o exame
    • Simulado nos mesmos moldes do exame de certificação
  • Para beneficio dos exercícios práticos, o número de participantes do treinamento é limitado

♦ O exame “Certified ISO/IEC 20000 Lead Implementer” cumpre integralmente os requisitos do Programa de Certificação e Exame (ECP) do PECB.

  • O exame abrange os seguintes domínios de competência:

Domínio 1: Princípios e conceitos Fundamentais de serviço Informações Tecnologia

Domínio 2: Melhores práticas em ITSMS com base na ISO 20000-2

Domínio 3: Planejando um ITSMS com base na ISO 20000

Domínio 4: Implementação de um ITSMS com base na ISO 20000

Domínio 5: Avaliação de desempenho, monitoramento e medição de um ITSMS com base na ISO 20000

Domínio 6: A melhoria contínua de um ITSMS com base na ISO 20000

Domínio 7: Preparação para uma auditoria de certificação ISO 20000-1

♦ O exame “Certified ISO/IEC 20000 Lead Implementer” está disponível em várias línguas

Duração: 3 horas

Itens Inclusos

  • Taxas de certificação estão inclusas no preço do exame;
  • Material Didático contendo mais de 450 páginas (Em Português);
  • Certificado de participação contendo 31 créditos do programa CPE (Continuing Professional Education)
  • Certificado de participação Behaviour Brasil
  • Crédito Exame: Em caso de falha no exame, os participantes podem refazer o exame gratuitamente sob certas condições
  • Coffee-Break

Investimento e Inscrição.