PREPARATÓRIO CPA 10

Anbima

Resumo.

A CPA-10 se destina a certificar Profissionais das Instituições Participantes que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou Plataformas de Atendimento.

Considera-se:

(i) “prospecção e venda”: oferta de produtos ou serviços diretamente ao público investidor, de forma individual ou coletiva, que tenha como finalidade a aplicação de recursos em um produto de investimento;

(ii) “público investidor”: pessoas físicas ou jurídicas não abrangidas na CPA-20;

(iii) “produtos de investimento”: os títulos, valores mobiliários, incluindo os derivativos, disponíveis no mercado financeiro e de capitais brasileiro;

(iv) “plataformas de atendimento”: toda e qualquer forma de atendimento do público investidor pelas Instituições Participantes, inclusive por meio eletrônico e telefônico, em que os Profissionais da Instituição Participante desempenhem as atividades previstas neste artigo.

Características do Treinamento.

O profissional vinculado a Instituição Participante poderá se inscrever diretamente para a CPA-10.

Também poderá se inscrever o estudante ou profissional sem vínculo com instituição fiscalizada pelo Banco Central (Bacen) ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Não existe pré-requisito quanto à formação acadêmica.

Aprovação no Exame : Aproveitamento igual ou superior a 70% das questões
Número de questões : 50 questões de múltipla escolha com 4 alternativas.
Duração do exame : 2 horas

Prazo de Atualização da CPA-10

A necessidade de atualização foi instituída com a entrada em vigor do novo Código de Regulação e Melhores Práticas para o Programa de Certificação Continuada, em janeiro de 2008, e deve ser observada por todos os profissionais já certificados na CPA-10, de acordo com as seguintes regras:

  • Cinco anos a partir da data de obtenção da aprovação (Data de realização do Exame) se mantiver vínculo empregatício com Instituições Participantes.
  • Três anos a partir da data de obtenção da aprovação se não possuir vínculo com Instituições Participantes.
  • Se o profissional perder o vínculo empregatício com uma Instituição Participante (Status sem vínculo no site), deverá atualizar sua certificação em 3 anos desta perda, respeitando o prazo máximo de cinco anos a partir da obtenção da aprovação.São dois os instrumentos destinados à atualização: (i) participação em Programas de Treinamento, oferecidos ou validados ela Instituição Participantes, com este propósito específico ou (ii) realização de Exame de Atualização.Os programas de treinamento e exames de atualização seguirão o conteúdo do Programa de Atualização – PA.Exame de Atualização
    Número de questões: 40 questões de múltipla escolha com 4 alternativas.
    Duração do exame : 2 horasDominância entre as Certificações

    Desde 01/junho/2013, os profissionais que, na data da certificação ou atualização da CPA-20/CEA possuir CPA-10 válida, terão sua certificação CPA-10 atualizada automaticamente, com data de vencimento igual a da CPA-20/CEA.

    Os profissionais que, na data da certificação CEA possuir CPA-20 válida, terão sua certificação CPA-20 atualizada automaticamente, com data de vencimento igual a da CEA.

Investimento e Inscrição.